terça-feira, 14 de dezembro de 2010


AFETIVIDADE: A ÚNICA SAÍDA PARA A EDUCAÇÃO


O aspecto afetivo tem uma profunda fluência sobre o desenvolvimento intelectual da criança, pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento. O afeto é o princípio norteador da autoestima. A falta de afetividade leva à rejeição aos livros, à carência de motivação para a aprendizagem, a ausência da vontade de crescer. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo, deve ser gostoso, prazeroso. Então educador, encante o seu aluno com suas aulas, seja professor dos sonhos. Com o passar do tempo, talvez o seu aluno não recordará o conteúdo que você ensinou, mas pode ter certeza que ele lembrará do seu olhar, do seu sorriso, do jeito especial. São suas marcas que irão prevalecer.
Segundo Paulo Freire, “É impossível ensinar sem a coragem de querer bem”. Diante dessa afirmativa tão espetacular, podemos acreditar que o educador é um semeador da palavra, do amor, do afeto, do respeito, da dedicação e da esperança.
É o seu olhar, educador, que faz do aluno um ser mais confiante em sua trajetória, enquanto ser pensante. A criança deseja e necessita ser mais amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado.
Só quem ama verdadeiramente vai dedicar-se a educar dentro dos limites necessários para que a criança se torne um adulto equilibrado, feliz, com chances de se realizar como ser humano. E não esqueça: educar é um ato de amor e para educar é necessário amar profundamente.

Rejane Márcia Ribeiro de Carvalho – Pedagoga
Coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maroquinha
E-mail:rejane.08@hotmail.com

Nenhum comentário: